RESOLUÇÃO PGN. Nº 205|2012 Portaria: 201|2012
COORDENAÇÃO: Prof. Cleison Rabelo
OBJETIVOS: Formar adequadamente docentes que atuam ou atuarão em Instituições de Ensino Superior de maneira competente, responsável e comprometida. O curso visa promover a formação de profissionais qualificados que desejam atuar como docentes, por meio de uma formação pedagógica abrangente, atualizada e de qualidade, proporcionando aos alunos o aprimoramento profissional para o exercício da docência e gestão nas Universidades e Faculdades, sejam elas públicas ou privadas.
PÚBLICO ALVO: Professores ou quaisquer outros profissionais que já atuam como também aqueles que pretendem atuar no magistério do ensino superior, na perspectiva de oferecer subsídios para o exercício crítico, criativo e competente de suas atividades. O profissional de ensino encontra no MBA EM DOCÊNCIA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR subsídios para o exercício crítico, criativo e competente das atividades docentes, podendo desenvolver atividades docentes em Instituições de Ensino Superior (cursos de graduação e/ou pós-graduação)ou atuar em consultorias de treinamento e capacitação de professores no processo de formação continuada.
CARGA HORÁRIA: 480h
Matriz Curricular
- Planejamento e gestão na educação superior
- Avaliação institucional e da aprendizagem
- Metodologia da pesquisa em educação
- Didática do ensino superior: multidimensionalidade da docência
- Teorias cognitivas da aprendizagem
- Inteligência emocional: liderança e gestão de conflitos na sala de aula
- Fundamentos da educação superior no brasil
- Projeto político-pedagógico: uma necessidade universitária.
- Políticas do ensino superior: novos paradigmas da educação
- Oficina I: leitura e construção textual de materiais didáticos
- Oficina II: retórica e oratória
- Oficina III: saúde docente: voz e trabalho
- Oficina IV- corpo em movimento :práticas inovadoras e criativas
- Aspectos sociológicos, antropológicos e filosóficos da educação
- Tecnologias educacionais e ead: realidade de sala de aula
- Estágio supervisionado no ensino superior
- Ciência e ética: abordagem crítica do ensino superior
- Orientação do TCC : Artigo Científico