fbpx

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

HABILITAÇÃO – LICENCIATURA

DURAÇÃO – 8 SEMESTRES

Formar professores com competências técnicas, políticas e éticas para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais), reiterando os princípios contidos nas atuais políticas educacionais; reiterando, também, os princípios defendidos pelo UNIARAXÁ, que constam do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que prevê, entre outros, a (re) construção de projetos de curso tendo como referência um conceito de currículo abrangente que permita uma inovação e que incorpore atividades externas à sala de aula, no sentido de formar profissionais com competências necessárias à atuação, com qualidade, num mundo em constante transformação.

Formação:

-Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
-Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens no universo da educação;
-Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da educação e do profissional;
-Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
-Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
-Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
-Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, etnicorraciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
-Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
-Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área técnico/tecnológica, educacional e as demais áreas do conhecimento;
-Identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;
-Organizar o trabalho pedagógico, planejando-o e avaliando-o numa visão integrada com os demais membros envolvidos no processo educativo;
-Realizar atividades de planejamento didático-pedagógico pautado em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
-Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
-Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
-Compreender a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção a partir do conhecimento dos aspectos filosóficos, sociais, antropológicos, históricos, econômicos, políticos e culturais que a configuram e a condicionam.

ATO DE AUTORIZAÇÃO:

Resolução 008/2020 de 07/05/20 Centro Universitário

ATO DE RECONHECIMENTO:

Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.

 

Período EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA CH/ EAD CH/ PRES CH/ TOTAL
1º MÓDULO História da Educação 78h 2h 80h
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira 78h 2h 80h
Atividades Complementares     25h
2º MÓDULO Psicologia do Desenvolvimento e da Educação 78h 2h 80h
Didática 78h 2h 80h
3º MÓDULO Fundamentos da educação especial: aspectos históricos, legais e filosóficos 78h 2h 80h
Sociedade, Educação, Cultura e Identidade. 78h 2h 80h
4º MÓDULO Desenvolvimento neuromotor e psicomotricidade 78h 2h 80h
Fases do Desenvolvimento humano nas teorias: motora, cognitiva afetiva e social 78h 2h 80h
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento     25h
5º MÓDULO Libras 78h 2h 80h
Metodologia da Educação Infantil 78h 2h 80h
Teorias do Currículo 78h 2h 80h
6º MÓDULO Ensino de Língua Portuguesa para surdos 78h 2h 80h
Pedagogia Gestora 78h 2h 80h
Fundamentos de Educação Especial 78h 2h 80h
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento     25h
7º MÓDULO Políticas Públicas para a Educação Especial e Inclusiva 78h 2h 80h
Organização do Pensamento Lógico-Matemático e suas Dificuldades 78h 2h 80h
Aspectos Linguísticos da Leitura e da Escrita e suas dificuldades – disgrafia, desortografia, dislexia 78h 2h 80h
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento     25h
8º MÓDULO Metodologia da Educação Básica 78h 2h 80h
Deficiência Visual: fundamentos e metodologias 78h 2h 80h
Estágio Supervisionado I – As Instituições Educativas     140h
9º MÓDULO Deficiência Intelectual: fundamentos e metodologias 78h 2h 80h
Deficiências Múltiplas: fundamentos e metodologias 78h 2h 80h
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento     25h
10º MÓDULO Estágio Supervisionado II – Ênfase em Surdez     120h
Diversidade e educação 78h 2h 80h
11º MÓDULO Artes, Jogos e Música na Educação Especial 78h 2h 80h
Estágio Supervisionado III – Ênfase em Deficiências Múltiplas     140h
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento      
12º MÓDULO Afetividade e Sexualidade na Educação Inclusiva 78h 2h 80h
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania 78h 2h 80h
13º MÓDULO Avaliação na Educação Especial 78h 2h 80h
Métodos e Técnicas de Pesquisa 78h 2h 80h
Educação de Jovens e adultos 78h 2h 80h
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento     25h
14º MÓDULO Acessibilidade e Tecnologias Assistivas 38h 2h 40h
Estatística 78h 2h 80h
Educação e Movimento humano 78h 2h 80h
15º MÓDULO Gestão dos Processos Educacionais Não-Escolares 78h 2h 80h
Atendimento Educacional Especializado (AEE) 78h 2h 80h
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento     25h
16º MÓDULO Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 76h 4h 80h
CARGA-HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3360h