HABILITAÇÃO – LICENCIATURA
DURAÇÃO – 2 SEMESTRES
No Curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância, a concepção de currículo adotada é a de um conjunto de atividades acadêmicas diversificadas, conduzindo à construção de um projeto pedagógico dinâmico e flexível, que objetiva criar condições para que o aluno construa uma formação profissional que facilitará sua inserção no mercado de trabalho.
Formação:
-Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
-Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens no universo da educação;
-Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da educação e do profissional;
-Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
-Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
-Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
-Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, etnicorraciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
-Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
-Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área técnico/tecnológica, educacional e as demais áreas do conhecimento;
-Identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;
-Organizar o trabalho pedagógico, planejando-o e avaliando-o numa visão integrada com os demais membros envolvidos no processo educativo;
-Realizar atividades de planejamento didático-pedagógico pautado em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
-Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
-Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
-Compreender a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção a partir do conhecimento dos aspectos filosóficos, sociais, antropológicos, históricos, econômicos, políticos e culturais que a configuram e a condicionam.
ATO DE AUTORIZAÇÃO:
Resolução 004/2018 de 05/03/2018 publicada 10/05/18 Centro Universitário
ATO DE RECONHECIMENTO:
Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.
Período | 2º LICENCIATURA EM PEDAGOGIA | CH/ EAD | CH/ PRES | CH/ TOTAL |
1° Módulo | Alfabetização e Letramento | 78 | 2 | 80 |
Didática | 78 | 2 | 80 | |
História da Educação | 78 | 2 | 80 | |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 20 | |
2°Módulo | Educação, gênero e sexualidade | 78 | 2 | 80 |
Teoria do Currículo | 78 | 2 | 80 | |
Pedagogia Gestora | 78 | 2 | 80 | |
Libras (Língua Brasileira de Sinais) | 78 | 2 | 80 | |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 20 | |
3° Módulo | Metodologia da Educação Infantil | 78 | 2 | 80 |
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira | 78 | 2 | 80 | |
Estágio Supervisionado I | 0 | 0 | 150 | |
Princípios Gerais da Administração Escolar | 78 | 2 | 80 | |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 20 | |
4º Módulo | Eletiva | 78 | 2 | 80 |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 78 | 2 | 80 | |
Estágio Supervisionado II | 0 | 0 | 150 | |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 20 | |
CARGA-HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 1340 |