HABILITAÇÃO – LICENCIATURA
DURAÇÃO – 8 SEMESTRES
Formar professores com competências técnicas, políticas e éticas para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais), reiterando os princípios contidos nas atuais políticas educacionais; reiterando, também, os princípios defendidos pelo UNIARAXÁ, que constam do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que prevê, entre outros, a (re) construção de projetos de curso tendo como referência um conceito de currículo abrangente que permita uma inovação e que incorpore atividades externas à sala de aula, no sentido de formar profissionais com competências necessárias à atuação, com qualidade, num mundo em constante transformação.
Formação:
-Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
-Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens no universo da educação;
-Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da educação e do profissional;
-Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
-Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
-Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
-Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, etnicorraciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
-Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
-Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área técnico/tecnológica, educacional e as demais áreas do conhecimento;
-Identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;
-Organizar o trabalho pedagógico, planejando-o e avaliando-o numa visão integrada com os demais membros envolvidos no processo educativo;
-Realizar atividades de planejamento didático-pedagógico pautado em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
-Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
-Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
-Compreender a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção a partir do conhecimento dos aspectos filosóficos, sociais, antropológicos, históricos, econômicos, políticos e culturais que a configuram e a condicionam.
ATO DE AUTORIZAÇÃO:
Resolução 008/2020 de 07/05/20 Centro Universitário
ATO DE RECONHECIMENTO:
Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.
Período | EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA | CH/ EAD | CH/ PRES | CH/ TOTAL |
1º MÓDULO | História da Educação | 78h | 2h | 80h |
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira | 78h | 2h | 80h | |
Atividades Complementares | 25h | |||
2º MÓDULO | Psicologia do Desenvolvimento e da Educação | 78h | 2h | 80h |
Didática | 78h | 2h | 80h | |
3º MÓDULO | Fundamentos da educação especial: aspectos históricos, legais e filosóficos | 78h | 2h | 80h |
Sociedade, Educação, Cultura e Identidade. | 78h | 2h | 80h | |
4º MÓDULO | Desenvolvimento neuromotor e psicomotricidade | 78h | 2h | 80h |
Fases do Desenvolvimento humano nas teorias: motora, cognitiva afetiva e social | 78h | 2h | 80h | |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 25h | |||
5º MÓDULO | Libras | 78h | 2h | 80h |
Metodologia da Educação Infantil | 78h | 2h | 80h | |
Teorias do Currículo | 78h | 2h | 80h | |
6º MÓDULO | Ensino de Língua Portuguesa para surdos | 78h | 2h | 80h |
Pedagogia Gestora | 78h | 2h | 80h | |
Fundamentos de Educação Especial | 78h | 2h | 80h | |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 25h | |||
7º MÓDULO | Políticas Públicas para a Educação Especial e Inclusiva | 78h | 2h | 80h |
Organização do Pensamento Lógico-Matemático e suas Dificuldades | 78h | 2h | 80h | |
Aspectos Linguísticos da Leitura e da Escrita e suas dificuldades – disgrafia, desortografia, dislexia | 78h | 2h | 80h | |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 25h | |||
8º MÓDULO | Metodologia da Educação Básica | 78h | 2h | 80h |
Deficiência Visual: fundamentos e metodologias | 78h | 2h | 80h | |
Estágio Supervisionado I – As Instituições Educativas | 140h | |||
9º MÓDULO | Deficiência Intelectual: fundamentos e metodologias | 78h | 2h | 80h |
Deficiências Múltiplas: fundamentos e metodologias | 78h | 2h | 80h | |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 25h | |||
10º MÓDULO | Estágio Supervisionado II – Ênfase em Surdez | 120h | ||
Diversidade e educação | 78h | 2h | 80h | |
11º MÓDULO | Artes, Jogos e Música na Educação Especial | 78h | 2h | 80h |
Estágio Supervisionado III – Ênfase em Deficiências Múltiplas | 140h | |||
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | ||||
12º MÓDULO | Afetividade e Sexualidade na Educação Inclusiva | 78h | 2h | 80h |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 78h | 2h | 80h | |
13º MÓDULO | Avaliação na Educação Especial | 78h | 2h | 80h |
Métodos e Técnicas de Pesquisa | 78h | 2h | 80h | |
Educação de Jovens e adultos | 78h | 2h | 80h | |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 25h | |||
14º MÓDULO | Acessibilidade e Tecnologias Assistivas | 38h | 2h | 40h |
Estatística | 78h | 2h | 80h | |
Educação e Movimento humano | 78h | 2h | 80h | |
15º MÓDULO | Gestão dos Processos Educacionais Não-Escolares | 78h | 2h | 80h |
Atendimento Educacional Especializado (AEE) | 78h | 2h | 80h | |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 25h | |||
16º MÓDULO | Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 76h | 4h | 80h |
CARGA-HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 3360h |